Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) e o Consórcio Ótimo, os passageiros não precisarão trocar os cartões ou fornecer dados adicionais, pois as atualizações serão feitas automaticamente. Novos equipamentos de validação, de cor amarela, estão sendo instalados nos ônibus para autenticar as viagens.
"Uma das grandes vantagens do novo sistema é a agilidade na validação das recargas, realizadas por meio do aplicativo ÓtimoAPP e outros canais de venda. Antes, o tempo de processamento podia chegar a 72 horas. Agora, a recarga será confirmada em questão de minutos", informou o Sintram em comunicado oficial.
Biometria facial para gratuidades e prevenção de fraudes
Além das melhorias nas recargas, a novidade mais aguardada é a introdução da biometria facial para os usuários que têm direito à gratuidade, como idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e beneficiários de baixa renda. O reconhecimento facial será registrado no sistema, permitindo a validação automática e coibindo fraudes, como o uso indevido de cartões de gratuidade.
Antes, esses passageiros precisavam apresentar a carteira de identidade para garantir o benefício. Com o novo sistema, o processo será mais rápido e seguro, pois a tecnologia de reconhecimento facial garantirá que apenas os titulares façam uso do benefício.
Comentários: