A suspensão das operações da companhia aérea Voepass, determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta terça-feira (11), gerou transtornos para passageiros em todo o país. No Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, muitos viajantes foram surpreendidos com o cancelamento dos voos sem aviso prévio, causando dificuldades na remarcação e prejuízos financeiros.
Entre os afetados estava o empresário Alisson Faustino, de 34 anos, que viajava de São Paulo para Ipatinga e tentava retornar com sua família. O voo de volta estava marcado para as 6h desta terça-feira, mas, ao chegar ao terminal, descobriu que a operação havia sido cancelada. Sem assistência imediata da companhia, a família precisou esperar por três horas até conseguir remarcar o voo para o dia seguinte, em um trecho operado por outra companhia aérea.
Além do desgaste emocional, o empresário relatou prejuízos financeiros, pois precisou adiar a reabertura de sua confeitaria em São Paulo e reorganizar entregas de fornecedores. Outros passageiros também enfrentaram dificuldades, como aqueles que precisavam seguir para o Aeroporto Internacional de Guarulhos para conexões internacionais. O aposentado Jordam Rissifalcão, por exemplo, temia perder seu voo para os Estados Unidos devido ao cancelamento do trecho operado pela Voepass entre Ipatinga e Congonhas.
A Anac determinou a suspensão das operações da Voepass após auditorias identificarem falhas nos procedimentos de segurança, incluindo problemas na manutenção das aeronaves. Em nota, a companhia afirmou que sua frota é segura e está tomando medidas para atender às exigências regulatórias.
A Voepass garantiu que os passageiros afetados serão atendidos conforme a Resolução 400 da Anac, que regula atrasos e cancelamentos de voos. No entanto, os impactos da suspensão continuam sendo sentidos pelos clientes, que enfrentam incertezas e dificuldades na reorganização de suas viagens.
FONTE/CRÉDITOS: Jeane Tortelli
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