Atualmente tramita na câmara federal um projeto de lei que visa proibir o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos portáteis em salas de aula. Esta medida está sendo tomada por parte do governo que de alguma forma busca estratégias para coibir o uso escancarado e irresponsável em que acontece por parte do aluno. Com a aprovação e homologação desta lei, ela se tornará parceira do sistema de ensino, será utilizada como ferramenta aliada e trará muito benefício favorável em favor da aprendizagem organizada de cada estudante inserido na escola.
Desta maneira, há possibilidade, mesmo que gradativamente, de o celular deixar de ser o foco de atenção principal dos alunos e venha ocupar o seu verdadeiro espaço. É inegável que o celular tornou se um objeto aliado das pessoas, mas o seu mal uso por parte do estudante tem dificultado e muito o desenvolver das aulas, além do mais o estudante não foca no exercício de raciocínio.
Neste sentido, o professor a serviço da instituição escolar acaba sendo obrigado a conviver com o aluno fazendo demasiadamente uso deste aparelho no decorre das aulas. Embora sendo o professor a autoridade dentro de sala, ele acaba virando refém da falta de bom senso daqueles que insistem em portar e utilizar o aparelho celular que não contribui em nada durante as aulas.
Na mão do aluno o celular torna se um concorrente desleal com a escola que tem a função de maneira organizada de preparar o discente para os desafios em que a realidade exige. Além de ser papel da escola organizar e criar condições para que o aluno aprenda ela é muito cobrada no quesito qualidade da aprendizagem do estudante que muitas vezes simplesmente vai para escola e não se envolve realização de nenhuma atividade proposta. Além de priorizar o uso do aparelho eletrônico na escola, o aluno faz desta escolha qualquer atividade que não esteja ligada de fato com a estrutura escolar. O conhecimento que o educador propõe que o aluno construa é aquele aprendizado que será exigido dele no decorrer de sua vida, seja na busca de ascensão nos estudos ou no ingresso no mercado de trabalho.
O aparelho celular, inegavelmente é uma ferramenta útil que pode auxiliar as pessoas na construção da aprendizagem e do conhecimento, mas ele não pode ser um objeto que atraia tanto a atenção do estudante dentro da sala de aula. É fato que dentro da escola, muitas vezes o aluno está sem o material escolar básico, mas que este mesmo aluno tem em suas mãos um bom aparelho celular com internet a sua disposição.
Por fim, além de uma lei que visa a proibição do uso de aparelhos eletrônicos dentro da sala de aula é necessário o trabalho de conscientização por parte de toda a comunidade escolar sobre o quanto esta prática se tornou negativa em questão da organização do conhecimento. É coerente também que haja cobrança ao aluno para que ele de fato construa o conhecimento organizado como a escola propõe. A cobrança não deve ficar apenas focada no professor, o aluno deve ser encorajado a mostrar resultado real e não apenas sobre números que nem sempre condizem com a realidade.
Comentários: